Caras e caros Vialonguenses,
É para mim uma honra e um privilégio, enquanto cidadão e, sobretudo, na qualidade de autarca, ter a responsabilidade de presidir à Assembleia de Freguesia de Vialonga, após eleição pelos representantes das várias forças políticas aí representadas.
Sinto essa como uma função de grande exigência, no dever que comporta de assegurar, a cada momento, os valores que estão na base do Poder Local Democrático.
A Assembleia de Freguesia é o órgão mais representativo das diversas sensibilidades políticas da população de Vialonga, reunindo as eleitas e os eleitos das diversas forças políticas, expressando, da forma mais aproximada possível, a vontade dos eleitores.
Nesse seu pluralismo, a Assembleia é o órgão com superiores competências de escrutínio da atividade da Junta de Freguesia, que enquanto órgão executivo, tem a obrigação de prestar contas, de forma transparente; e é também a sede do diálogo e cooperação entre as diversas forças políticas, que aí podem apresentar as suas propostas, para que a vontade de todos seja ouvida, devendo ter como finalidade o melhor interesse da Freguesia.
A Assembleia de Freguesia é assim uma verdadeira casa da Democracia. É no poder local, sobretudo nas freguesias, que existe maior proximidade entre os/as cidadãos/as e os seus representantes, num verdadeiro ADN das autarquias, que temos obrigação de manter.
Temos assim as nossas portas sempre abertas a todas as pessoas que desejem expressar o seu sentir, apontar o que deve ser melhorado, e sugerir as suas ideias para o desenvolvimento da Freguesia de Vialonga, seja nos períodos de intervenção reservados ao público em todas as reuniões da Assembleia, contactando diretamente os representantes das várias forças políticas ou, em alternativa, contactando-me diretamente, pois estou à vossa disposição.
Convidamo-lo assim a vir ter connosco, apresentar as suas preocupações, e contribuir para que, todos juntos, possamos construir uma Vialonga melhor.