Intervenção do Presidente João Tremoço durante a inauguração da exposição “Uma Terra, um Homem, um Sonho!”, no âmbito das comemorações dos 39 anos da elevação de Vialonga a Vila:
“É com enorme honra e emoção que me dirijo a todos nesta ocasião especial, onde celebramos o trigésimo nono aniversário da elevação de Vialonga a Vila.
Hoje, não apenas registamos este marco tão importante da nossa história, como também homenageamos a nossa terra e o espírito de sua gente, através desta exposição que retrata a essência dos nossos fregueses.
Há 39 anos, a conquista do estatuto de Vila foi fruto do trabalho incansável e da determinação dos nossos autarcas, mas também de muitos de vós, homens e mulheres que acreditaram no potencial desta terra.
Foi o reconhecimento de uma comunidade que unida, poderá crescer, valorizar o seu passado e projetar-se para o futuro.
Esta exposição que hoje inauguramos “Uma Terra, Um Homem, Um Sonho”, é um tributo a todos esses momentos que marcaram o nosso caminho e que continuam a moldar a nossa identidade.
Cada imagem, cada objeto exposto, conta uma história, a história dos que aqui nasceram, dos que escolheram Vialonga para viver, trabalhar e criar família.
Vialonga é muito mais do que um ponto no mapa; é um lugar onde o passado se encontra com o presente, onde as tradições se mantêm vivas, e onde a inovação é uma constante no nosso horizonte.
Mas mais do que olhar para trás, este aniversário é também um convite a olhar para o futuro.
Um futuro onde continuaremos a trabalhar para o desenvolvimento sustentável, para o bem-estar de nossa população, e para a preservação de nossas raízes culturais e históricas.
A força de uma vila não está apenas nas suas ruas e edifícios, mas na união e no sentido de comunidade que conseguiu cultivar dia após dia.
Quero, desde já, manifestar o meu mais profundo agradecimento a todos os que tornaram possível esta exposição.
Desde quem organizou e aqui trabalhou, à família do Sr. José Marujo na pessoa das filhas, Fernanda e Dina que gentilmente nos cederam os seus objetos pessoais, para aqui serem exposto.
Vialonga, com o seu passado inspirador e um futuro promissor, continua a ser uma terra de oportunidades, de afetos e de conquistas.
Vamos, juntos, continuar a honrar a nossa história e a construir um amanhã ainda mais brilhante para as futuras gerações.
Termino reafirmando o compromisso do executivo a que me honro de liderar, em continuar a apoiar e promover a cultura, a história e o desenvolvimento da nossa terra, sempre com o mesmo empenho e dedicação que caracterizam as nossas gentes.
Muito obrigado pela vossa presença, desejo-vos a todos uma ótima visita e aproveito para no final da mesma nos juntarmos aqui para brindarmos com um Porto de honra.
Viva Vialonga!"
Presidente João Tremoço