No âmbito do Projeto 2 da Operação Integrada Local (OIL) de Vialonga, foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Mercado Retalhista de Vialonga, o evento “Vamos ao Mercado - Música, Petiscos, Sabores e Tradições”.
Este evento, para além de outros objetivos, faz parte de uma estratégia da Junta de Freguesia de Vialonga para dinamizar a economia e o comércio tradicional local, criando uma rede de mercados que se irão constituir como polos agregadores e dinamizadores da vida da Freguesia e, ao mesmo tempo, estimulando hábitos de vida e alimentação saudáveis, integrando as vertentes económica, cultural, tecnológica ou ambiental e promovendo a coesão social da população de Vialonga.
Participaram 25 artesãos, 5 associações e 1 restaurante, todos da Freguesia, isto para além dos vendedores e dos diversos lojistas que habitualmente já se encontram no espaço e que fizeram questão de se associar à iniciativa que era também destinada a todos eles.
Integrado no evento, deu-se também início à campanha municipal de gastronomia “Novembro Mês do Torricado e dos Sabores do Campo”, onde foi promovido o Torricado de Coelho pelo Chefe Paulo Silva (Restaurante À Roda do Tacho) e onde a tradição e a história foram também ingredientes principais, bem acompanhados com provas do vinho “Encostas de Xira”, produzido no Município a partir da Quinta de Subserra.
Ainda no âmbito gastronómico, nota para o showcooking de Massa Basta que nos foi oferecido pela Liliana Morais e pela Maria do Carmo e para a prova da Cerveja Bohemia que contou com o apoio da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.
Foram também apresentadas duas exposições temáticas: “Vialonga – O Palco da Festa a Preto e Branco” da autoria de Jaime Carita e que nos revelou alguns dos melhores momentos das festa de Vialonga nos últimos anos e também “O Legado de um Cravo” exposição da Junta de Freguesia organizada pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade, que se enquadrou nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e que mostrou à população todo este período a nível político, económico e social e que releva o papel do povo como protagonista das grandes conquistas que melhoraram a vida de milhões de portugueses.
Decorreram também outras atividades como a apresentação pela Nutricionista Sara Martins do E-book “Lanches Saudáveis. Um guia prático”, desenvolvido pela Casa do Povo de Vialonga no âmbito do projeto 19 – Cozinheiros de Palmo e Meio (também da OIL Vialonga) ou as “Conversas sobre Fotografia” dinamizadas pela Associação ILUSTRA.
Nos dois dias, o Mercado foi animado por diversos concertos onde se destacou o jazz (O Quarteto Dela), o fado (Liliana Martins) e a música tradicional portuguesa (Paulo Brissos e Luís Agostinho) a que se juntou o talentoso vialonguense Duarte Figueiredo. A animação do espaço contou ainda com os Dez Afinados bem como com o Grupo de Cantares da ABEIV e da ADCS Parque Residencial de Vialonga, esta última que também abrilhantou o evento com o seu Rancho Folclórico.
Foram momentos de grande animação e convívio num evento que já se consolidou, pela presença das muitas centenas de pessoas que nos quiseram visitar, no roteiro das atividades a desenvolver anualmente na Freguesia e que terá continuidade, ainda em 2024, com o Mercado de Natal e depois, em fevereiro de 2025, com mais uma edição deste Vamos ao Mercado.